Consultor de empresas com mais de 30 anos de experiência em pesquisas de mercado e opinião pública, Luiz Felipe Gabriel diz que quando utilizada a metodologia científica, os resultados de intenção de voto divulgados por diferentes institutos devem ser iguais, dentro da margem de erro.
Em ano com eleições, são diversas as dúvidas que surgem em relação às pesquisas eleitorais. Isso porque, quando os resultados são diferentes em pesquisas que almejam o mesmo objetivo realizadas no mesmo período, colocam em xeque a veracidade e confiança dos institutos.
Para Luiz Felipe Gabriel, consultor empresarial e CEO do Instituto Verus Assessoria e Pesquisa de Marketing, as pessoas devem se orientar pelos resultados dos institutos mais sérios no mercado. “Pesquisas realizadas de forma correta, precisam dar o mesmo resultado, dentro da margem de erro, independente dos seus detalhes metodológicos”, ressalta.
O especialista esclarece que, o que garante a confiabilidade de uma pesquisa é a aplicação da metodologia científica de forma rigorosa no processo de seleção das unidades amostrais (escolha dos respondentes). “O processo é garantido quando se escolhe de forma correta as pessoas que serão entrevistadas”, orienta o profissional.
Segundo Luiz, na metodologia científica os mecanismos de coleta e de análise de dados são realizados com base em pessoas que representam a população como um todo, para isso é preciso oferecer a mesma probabilidade a todas as pessoas do universo da pesquisa de serem abordadas. “Precisamos considerar a margem de erro declarada porque ela captura a variação estatística dos resultados. Usualmente entre 2% e 5% para pesquisas de intenção de voto”, completa.
Repórter Eliane Barros
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