Para especialista, não pode haver divergência de resultados de pesquisas de diferentes institutos

Consultor de empresas com mais de 30 anos de experiência em pesquisas de mercado e opinião pública, Luiz Felipe Gabriel diz que quando utilizada a metodologia científica, os resultados de intenção de voto divulgados por diferentes institutos devem ser iguais, dentro da margem de erro.

27 de maio de 2022 às 11:00

Em ano com eleições, são diversas as dúvidas que surgem em relação às pesquisas eleitorais. Isso porque, quando os resultados são diferentes em pesquisas que almejam o mesmo objetivo realizadas no mesmo período, colocam em xeque a veracidade e confiança dos institutos. 

Para Luiz Felipe Gabriel, consultor empresarial e CEO do Instituto Verus Assessoria e Pesquisa de Marketing, as pessoas devem se orientar pelos resultados dos institutos mais sérios no mercado. “Pesquisas realizadas de forma correta, precisam dar o mesmo resultado, dentro da margem de erro, independente dos seus detalhes metodológicos”, ressalta.

O especialista esclarece que, o que garante a confiabilidade de uma pesquisa é a aplicação da metodologia científica de forma rigorosa no processo de seleção das unidades amostrais (escolha dos respondentes). “O processo é garantido quando se escolhe de forma correta as pessoas que serão entrevistadas”, orienta o profissional.

Segundo Luiz, na metodologia científica os mecanismos de coleta e de análise de dados são realizados com base em pessoas que representam a população como um todo, para isso é preciso oferecer a mesma probabilidade a todas as pessoas do universo da pesquisa de serem abordadas. “Precisamos considerar a margem de erro declarada porque ela captura a variação estatística dos resultados. Usualmente entre 2% e 5% para pesquisas de intenção de voto”, completa.

Repórter Eliane Barros

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